O Reisado da Borboleta, do Maracujá de Pica-Pau é um musical infantil livremente inspirado no Reisado sergipano recolhido por Silvio Romero.
A história começa com a celebração do nascimento do pequeno redentor, filho de Maria. No dia do seu nascimento, três presentes encantadores chegam para saudar o menino Jesus: o Vaqueiro traz um pé de maracujá, a Borboleta oferece um ramo de sândalo, e o Pica-Pau vem com uma cabaça mágica. Mas a alegria é interrompida pela terrível Bernûncia, um bicho papão com boca de jacaré, que rouba os presentes preciosos.
Em nossa montagem caracterizada principalmente pela música ao vivo e beleza plástica (bonecos e elementos cênicos) também são utilizados 15 instrumentos típicos, tocados por todos os integrantes que cantam, dançam, manipulam bonecos e interpretam o texto que foi escrito em forma de cordel.
O folguedo do Reisado faz parte da identidade do povo brasileiro, o que faz com que o espetáculo possa ser apresentado para todas as idades e em qualquer época do ano.
O musical infantil “Reisado da Borboleta, do Maracujá e do Pica-pau” conta com músicas executadas ao vivo, bonecos e atores, nesta adaptação inspirada no Reisado sergipano.
O pequeno redentor, filho de Maria, é presenteado no dia de seu nascimento, com três mimos: o Vaqueiro leva um pé de maracujá, a Borboleta oferece um ramo de sândalo e o Pica-Pau chega com uma pequena cabaça. A terrível Bernúncia, espécie de bicho papão com boca de jacaré, rouba os três presentes, mas é forçada a devolver tudo pelo heroico Bumba-Meu-Boi que expulsa o bicho malvado e devolve os mimos ao menino Jesus.
Texto e Direção: Milene Perez e Wanderley Piras
Elenco: Roberta Viana, Ricardo Dutra, Milene Perez e Wanderley Piras
Figurino: Milene Perez
Direção Visual: Flávio Camargo
Bonecos e Cenário: Wanderley Piras e Flávio Camargo
Iluminação: Ricardo Silva
Produção Geral: Cia da Tribo