Conheça o Texto e o Autor

Samaúma - A Árvore Mãe é um espetáculo que trata das relações entre o ser e o meio ambiente, inspirado pelos mitos e pela realidade contemporânea, em especial a indígena em suas florestas. Feita com atores e a manipulação de bonecos, é recomendada para todas as idades. Samaúma conta a história de uma missão na Amazônia – com uma dupla atrapalhada à frente e sua chefa, a Dona - com a função de ocupar e transformar em pasto parte da mata. Mas todos saem transformados da incumbência, e a grande responsável por isto é a empatia.

Empatia é o termo que mais faz sentido para a concepção do espetáculo, já que é a partir do contato com a Samaúma - uma das maiores da Amazônia e considerada a ‘árvore rainha' - que a personagem Dona revê a maneira com que lida com a natureza. “A samaúma é uma árvore protetora, doadora de vida e que representa muito para os povos das florestas. Na peça, ela é o elemento central que gera mudança nos personagens".

Marcelo Romagnoli é dramaturgo ediretor, atuando nos teatros adulto e infanto-juvenil na cidade de Sâo Paulodesde 1994. Formado em Direção Teatral pelaECA/USP e História da Arte pelo Instituto Lorenzo de Médice em Florença-Itália. Recebeu nos últimos anos 15 dos mais importantes prêmios do setor. Tem seis livros publicados e mais de 30 textos encenados.