
O MINISTÉRIO DO TURISMO, A SECRETARIA ESPECIAL DA CULTURA E O GRUPO TIGRE, APRESENTAM:




Sobre
No mês em que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Cia da Tribo traz para o Rio de Janeiro o premiado espetáculo Água Doce que cria reflexão sobre rios e consciência ambiental.
Em 2022 completam-se 50 anos da Conferência de Estocolmo, que designou o dia 5 de junho como Dia Mundial do Meio Ambiente. E é no mês de junho que a Cia da Tribo traz para o Rio de Janeiro o premiado espetáculo Água Doce em cinco apresentações gratuitas.
Água Doce trata da relação do homem com a água doce, dando destaque aos rios brasileiros. O espetáculo conta a história do mito da Iara e de outros seres folclóricos presentes na cultura das comunidades ribeirinhas. A peça utiliza figuras do folclore brasileiro para conscientizar o público sobre a imensidão e a importância dos rios que circulam por todo o Brasil, e muitas das vezes abaixo dos nossos pés, tamponados ou encanados durante um processo de urbanização desenfreada. Criada em 2018, o espetáculo dirigido por Milene Perez e Wanderley Piras, já cumpre uma trajetória de sucesso, conquistando o Prêmio APCA de Melhor Espetáculo de Rua e o Prêmio SP de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem na categoria Sustentabilidade e foi indicado ao VII Prêmio Aplauso Brasil, na categoria Melhor Espetáculo Para o Público Infantil e Jovem.
Sinopse
Iara, Abaré, Cacira e Xirú se aventuram para proteger os rios e o seu povo. Abaré, enviado por seu pai Xirú, inicia sua jornada por correntezas e turbulências para reencontrar sua irmã Iara e dar nova vida aos peixes e ao rio. Nesta trajetória, encontra seres de míticos como a Cobra Grande, o Cabeça de Cuia, as três Marias lavadeiras, Jaguarão e Pirarucu. Água Doce trata da relação do homem com a água doce, dando destaque aos rios brasileiros, o espetáculo conta a história do mito da Iara e de outros seres folclóricos presentes na cultura das comunidades ribeirinhas.
Conheça o Espetáculo
Ficha Técnica
Texto e Direção: Milene Perez e Wanderley Piras
Direção Musical e Trilha Sonora Original: Rogério Almeida
Atuação: Vinícius Alexandre, Geovana Oliveira, Milene Perez e Wanderley Piras
Bonecos: Adriano Castelo Branco
Cenografia: Wanderley Piras
Figurino: Milene Perez
Fotografia: Arô Ribeiro e Bruno Marques
Designer: Gabriel Bueno
Produção do Espetáculo: Gabriel Bueno
Produção Local – Rio de Janeiro: Maggie Avolio
Assessoria de Imprensa: Anna Accioly - ADois Comunicação
Produção Geral: Cia Da Tribo
Serviço
10 de junho, 10h
Lona Cultural João Bosco
Av. São Félix, 601 - Vista Alegre, Rio de Janeiro - RJ
Conheça os Bonecos de Água Doce - Visita Guiada Após a Apresentação
11 de Junho, 17h e 19h
Arena Carioca Jovelina Pérola Negra
Praça Ênio, s/n - Pavuna, Rio de Janeiro - RJ,
12 de junho, 12h30 e 14h30
Parque das Ruinas
Endereço: R. Murtinho Nobre, 169 - Santa Teresa, Rio de Janeiro – RJ
Conheça os Bonecos de Água Doce - Visita Guiada Após a Apresentação
Todas as Apresentações São Gratuitas
Distribuição de Senhas 1 hora antes do Ínicio da Apresentação
